----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Baixe GOOGLE CHROME ou MOZILLA FIREFOX para melhor visualizar a página.
------------------------------------------------------------------------------------------

2º ano - A Missão Francesa no Brasil

A Missão Francesa no Brasil


A partir da leitura do texto e da visualização do vídeo (ambos abaixo) faça um comentário, de no mínimo 10 linhas, observando os seguintes itens:



1Faça um comentário sobre a importância da Missão Francesa para o Brasil;
2 - Qual a relação da Missão Francesa com D. João VI;
3 - Qual eram os temas abordados pelos artistas franceses?


O comentário deve ser realizado nessa postagem até 27/11.







Abraço!

33 comentários:

  1. A Missão Artística Francesa embora tenha encontrados grande escassez de recursos financeiros e uma série de intrigas políticas que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto,revolucionou o panorama das Belas-Artes no Brasil introduzindo o ensino superior acadêmico de Artes, incluindo a Arquitetura, além de contribuir com projetos importantes na área de urbanismo e saneamento básico.
    Os integrantes da Missão executaram também diversos trabalhos para a família real, relacionados às datas e fatos comerativos da monarquia, como as cerimônias de aclamação de D. João VI (1817) e as boas-vindas da futura imperatriz Leopoldina (1817), assim como os festejos para a aclamação e coroação de D. Pedro I em 1822. Estes eventos envolveram a criação de obras de arquitetura efêmera, como arcos de triunfo, obeliscos e ornamentos para a cidade. Também deixaram uma importante série de retratos oficiais de personalidades e membros da nobreza e registros variados da vida na corte e na cidade. a relação é que O grupo era liderado por Joachim Lebreton e foi amparado pelo governo de Dom João VI, mas seu trabalho tardou a frutificar, encontrando a resistência da tradição barroca firmemente enraizada e tendo de enfrentar a escassez de recursos financeiros e uma série de intrigas políticas que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto.
    Os temas abordados eram :caracterizavam a arte criada sob o impacto do sofrimento humano.Os expressionistas pouco se importaram com as noções do belo ou do feio.O essencial era o registro da expressão do mundo, segundo uma leitura do artista.Admitiu uma imagem distorcida, semelhante à caricatura.

    ResponderExcluir
  2. A missão francesa no brasil foi um movimento que caracterizou o Brasil como ele era antigamente. Alguns acham que foram pintores que vieram de Portugal para ''pintar'' o Brasil. A maioria das pinturas que temos do brasil do ano 1500 foram feitas ate mesmo 300 anos depois. Os pintores que participaram deste movimento eram todos franceses.
    O movimento foi apoiado por D. João Vl. Ajudando e os suprindo do que eles precisavam
    Um dos principais temas dos franceses era a historia do brasil como a chegada das caravelas, o desenvolvimento do brasil. tinha como objetivos introduzir as artes plasticas no brasil( naquela época).

    ResponderExcluir
  3. A Missão Francesa foi um grupo de artistas franceses que vieram para o Brasil no íniio do séc. XIX que, embora tenha encontrados grande escassez de recursos financeiros e uma série de intrigas políticas que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto,revolucionou o panorama das Belas-Artes no Brasil introduzindo o ensino superior acadêmico de Artes, incluindo a Arquitetura, além de contribuir com projetos importantes na área de urbanismo e saneamento básico.
    Dom João VI ajudou os franceses criando reformas administrativas, socio-econômicas e culturais no país, criando as primeiras fábricas e instituições.
    as obras dos artistas eram sobre fatos que aconteciam durante o dia-a-dia, paisagens. Pintavam os lugares onde visitavam.

    ResponderExcluir
  4. A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas-Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento. O grupo era liderado por Joachim Lebreton e foi amparado pelo governo de Dom João VI, mas seu trabalho tardou a frutificar, encontrando a resistência da tradição barroca firmemente enraizada e tendo de enfrentar a escassez de recursos financeiros e uma série de intrigas políticas que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto. E as principais característica era mostra a arte criada sob o impacto do sofrimento humano. sem se importa com o belo ou feio.

    ResponderExcluir
  5. A importância da missão francesa no brasil: O século XIX é marcado pela chegada da família real portuguesa.
    E D.João VI começou uma série de reformas administrativas, sócio-econômicas e culturais no país.
    A relação entre D João VI e a missão francesa: O grupo de artistas que vieram da frança para a missão no brasil foi amparado pelo governo de D João VI.
    Os artistas franceses tinham como objetivo estabelecer o ensino oficial das artes plásticas no brasil e também revolucionou o panorama das Belas-artes e seus temas eram revolucionar os meios artísticos.

    ResponderExcluir
  6. A missão francesa venho para o Brasil, com objetivo de criar uma escola com vários aspectos, de trazer as Obras de Arte e ciências, discutir sobre os artista da época. e daí adiante, foi evoluindo com a chegada da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Ianca de Oliveira - 22225 de novembro de 2013 às 18:01

    O século XIX é marcado pela chegada da família real portuguesa. A importância da Missão Francesa para o Brasil e para nossa cultura, foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas-Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento. O grupo era liderado por um homem e foi amparado pelo governo de Dom João VI, mas o encontrando a resistência da tradição barroca firmemente enraizada e tendo de enfrentar a escassez de recursos financeiros e uma série de intrigas políticas que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto. Veio com objetivo de criar um ensino oficial das artes plasticas na cultura brasileira

    ResponderExcluir
  8. A Missão Francesa no Brasil foi um movimento artístico que aconteceu no século XIX que trouxe diversos artistas franceses para implantar aqui em nosso país, o ensino de arte acadêmica, coisa que na época recebeu apoio do governo de Dom João VI. Mas essa nova era Neoclassicista tardou a se fortalecer já que na época o estilo Barroco era muito forte e imponente.
    Os artistas que ensinavam as artes com mais propriedades e os que estavam aprendendo e aprimorando seus traços retratavam a realeza e também paisagens cotidianas, principalmente do Rio de Janeiro, lugar onde se instalaram esses artistas em sua grande maioria.
    Caroline - 221

    ResponderExcluir
  9. No vídeo, retrata sobre a família Real Portuguesa, que foge para o brasil, para sua proteção.Quando a família Real chegou eles viram que precisava de serias mudanças na organização da colonia, Então com a a vinda do príncipe Dom João, ele trouxe varias melhorias para nossa colonia, Uma delas foi a Missão Artística Francesa que foi muito importante para representar a visão, de como era naquela época. A missão Francesa foi muito importante pois houve a contratação de um grupo de artistas capaz de lançar as bases de uma instituição de ensino em artes visuais na nova capital do reino. Não foram poucas as dificuldades encontradas pelo grupo para realização da missão. A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios é criada por decreto no dia 12 de agosto de 1816, estabelecendo pelo período de seis anos pensão aos artistas franceses

    ResponderExcluir
  10. A Missão Francesa no Brasil foi um movimento artístico que aconteceu no século XIX que trouxe diversos artistas franceses para implantar aqui em nosso país, o ensino de arte acadêmica, coisa que na época recebeu apoio do governo de Dom João VI. Mas essa nova era Neoclassicista tardou a se fortalecer já que na época o estilo Barroco era muito forte e imponente. A missão francesa venho para o Brasil, com objetivo de criar uma escola com vários aspectos, de trazer as Obras de Arte e ciências, a principal característica era mostrar a arte criada pelo sofrimento humano.

    ResponderExcluir
  11. A Missão Artística Francesa, enfrentando muitas dificuldades, foi fundadora do ensino formal de artes no Brasil, trazendo diversos artistas franceses ao Brasil, tendo como objetivo fundar a primeira Academia de Arte no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A origem da Missão Artística Francesa é incerta e até hoje.

    ResponderExcluir
  12. Emanuela Valandro- 22126 de novembro de 2013 às 09:35

    A Missão Francesa foi muito importante para o Brasil, pois ela trouxe um sistema de ensino das Belas-Artes e dos Ofícios, que já estava em vigor nas mais importantes cidades européias, mas ainda não havia chegado a Portugual. Em 12 de agosto de 1816, um decreto cria a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios. Para desenvolver o projeto do edifício da futura Academia das Belas-Artes, foi chamado o arquiteto da Missão Grandjean Montigny, Seu projeto foi apresentado a D. João VI, que imediatamente autorizou o inicio das obras, mas estas foram paralisadas em julho de 1817, devido a morte do maior protetor da Missão, o Conde La Barca.
    Dentre as artes por eles ensinadas foi a arquitetura que teve maior e mais rápida aceitação, pois consolidou o neoclassicismo que chegou ao Rio de Janeiro juntamente com a corte portuguesa, composta por alguns arquitetos neoclássicos.

    ResponderExcluir
  13. O século XIX foi marcado pela chegada da família real portuguesa que com ela trouxe a importância da Missão Francesa para o Brasil que incentivou nossa cultura com um grupo de artistas e artífices franceses que se deslocaram para o Brasil no início do século XIX, e revolucionaram o panorama das Belas-Artes no país e introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo. O grupo foi liderado por um homem e acabou sendo amparado pelo governo de Dom João VI, mas o encontrando a resistência da tradição barroca firmemente enraizada e tendo de enfrentar a escassez de recursos financeiros e uma série de intrigas políticas que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto.
    Os artistas também ensinaram artes com mais detalhes e assim aprimorando mais suas técnicas, sendo assim realçando paisagens do cotidiano.

    ResponderExcluir
  14. A primeira teoria da Missão Francesa acredita-se que o conde de Barca teve a ideia de lançar uma Instituição de artes visuais na nova capital do reinado, o Rio de Janeiro, e então sugere isto para Dom João que aceita e pede para o representante do governo lusitano na França, o marquês de Marialva, contratar um grupo de artistas. Desta forma, o representante chega até Lebetona que se encarrega da formação do grupo.

    Já a outra versão diz que a missão foi reflexo do desenvolvimento através da iniciativa própria dos artistas que eram partidários de Napoleão Bonaparte e se sentem prejudicados pela acensão de Bourbon ao poder, resolvem então aventurar-se pelo Brasil e são muito bem aceitos por D. João, que vê neles a esperança de renovar a capital. Há ainda historiadores que acreditam em um pouco de cada versão, acreditam que Dom João queria abrir uma Instituição e que Lebetona e seus companheiros sabendo disso oferecem os seus serviços para a corte, com o intuito de deixar a França
    .Paula

    ResponderExcluir
  15. Após a derrota de Bonaparte na batalha de Water loo e da restauração da monarquia na França, os antigos partidários de Napoleão passam a sofrer perseguições e perder cargos públicos, dentre eles, muitos artistas neoclássicos. Cerca de quarenta deles iriam integrar a Missão Artística Francesa no Brasil, no ano de 1816, em uma forma de auto-exílio.Não se sabe ao certo de que forma a Missão Artística Francesa foi organizada, e de quem foi a iniciativa. Há quem diga que a ideia foi do Marquês de Marialva, embaixador português em Paris, com o intuito de auxiliar o seu círculo de amizades, constituído de artistas e intelectuais franceses. Muitos acreditam que o conde de Barca foi quem deu a sugestão para Dom João VI, que então solicitou ajuda ao Marquês de Marialva, em Portugal. Outros ainda afirmam que os próprios franceses solicitaram ao Governo português o exílio no Brasil, em busca de tranquilidade e prosperidade financeira.

    ResponderExcluir
  16. Gutierres Passaglia-22126 de novembro de 2013 às 09:38

    A missão Francesa no Brasil foi um movimento artístico que caracterizou o Brasil no século XIX, embora ela tenha encontrada grande escassez de recursos financeiros e uma grande briga de politica que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto, revolucionou o panorama das belas artes no pais introduzido o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o neoclassicismo que estava iniciando o seu aparecimento. Tinha uma grupo que era liderado por um homem que foi amparado pelo governo de Dom João VI, mas este encontro foi a resistência da tradição barroca que se manteve firme.

    ResponderExcluir
  17. Para o Brasil a Missão Francesa foi muito importante, pois ela trouxe um sistema de ensino das Belas-Artes e dos Ofícios, que já estava em vigor nas mais importantes cidades européias, mas ainda não havia chegado a Portugual. Em 12 de agosto de 1816, um decreto cria a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios. Para desenvolver o projeto do edifício da futura Academia das Belas-Artes, foi chamado o arquiteto da Missão Grandjean Montigny, Seu projeto foi apresentado a D. João VI, que imediatamente autorizou o inicio das obras, mas estas foram paralisadas em julho de 1817, devido a morte do maior protetor da Missão, o Conde La Barca.
    as obras dos artistas eram sobre fatos que aconteciam durante o dia-a-dia, paisagens. Pintavam os lugares onde visitavam.

    ResponderExcluir
  18. Leticia Cruz -221

    A principal importância que eles vieram para o Brasil no séc. XIX e mudaram muitas coisas por aqui, em relação a arte brasileira,eles introduziram o sistema de ensino superior acadêmico e fortaleceram o neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento. A relação entre Dom João VI e a missão francesa é que Dom João amparou no projeto deles, tinham dificuldades e receberam ajuda do governo.Eles pintavam o modo das pessoas viverem, algumas paisagens e o cotidiano do povo brasileiro.
    Os principais artistas dessa missão foram, Joachim Lebreton.e Jean Baptista Debret.

    ResponderExcluir
  19. Kleiton Madalosso -221

    A principal importancia da missão francesa para o Brasil foi que com isso o povo brasileiro começou a formar sua cultura e ter acesso a arte, pois essa missão revolucionou o panorama das Belas - Artes aqui no nosso pais, implantando o ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo.
    Dom João VI teve grande importancia para essa missão, pois ele convidou e acolheu os franceses, como forma de amizade e com a intenção de começar a se criar uma cultura brasileira. O grupo era liderado por Joachim Lebreton. Os principais artistas dessa missão foram, Joachim Lebreton.e Jean Baptista Debret.

    ResponderExcluir
  20. A missão francesa foi um grupo de artistas e artifíces franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX. Os temas abordados eram :caracterizavam a arte criada sob o impacto do sofrimento humano. Os expressionistas pouco se importaram com as noções do belo ou do feio. O essencial era o registro da expressão do mundo, segundo uma leitura do artista.Os integrantes da Missão executaram também diversos trabalhos para a família real, relacionados às datas e fatos comerativos da monarquia, como as cerimônias de aclamação de D. João VI (1817) e as boas-vindas da futura imperatriz Leopoldina (1817), assim como os festejos para a aclamação e coroação de D. Pedro I em 1822.

    ResponderExcluir
  21. A principal importância que eles vieram para o Brasil no séc. XIX e mudaram muitas coisas por aqui
    em relação a arte brasileira,eles introduziram o sistema de ensino superior acadêmico e fortaleceram o neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento.
    No início do século XIX, os exércitos de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal , obrigando D. João VI (rei de Portugal), sua família e sua corte (nobres, artistas, empregados, etc.) a virem para o Brasil.
    D. João VI, preocupado com o desenvolvimento cultural, trouxe para cá material para montar a primeira gráfica brasileira, onde foram impressos diversos livros e um jornal chamado A Gazeta do Rio de Janeiro. Nesse momento, o Brasil recebe forte influência cultural européia, intensificada ainda mais com a chegada de um grupo de artistas franceses (1816) encarregado da fundação da Academia de Belas Artes (1826), na qual os alunos poderiam aprender as artes e os ofícios artísticos. Esse grupo ficou conhecido como Missão Artística Francesa. Os artistas da Missão Artística Francesa pintavam, desenhavam, esculpiam e construíam à moda européia. Obedeciam ao estilo neoclássico (novo clássico), u seja, um estilo artístico que propunha a volta aos padrões da arte clássica (greco-romana) da Antiguidade.
    Os principais temas eram a nobreza a cenas do cotidiano, temas ligados a napoleão Bonaparte, temas Mitológicos

    ResponderExcluir
  22. O século XIX no Brasil presencia mudanças profundas na história das artes plásticas em relação aos séculos anteriores. Em 26 de março de 1816 aporta no Rio de Janeiro um grupo de artistas franceses, liderados por Joachim Lebreton (1760 – 1819). O objetivo é fundar a primeira Academia de Arte no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Há duas versões sobre a origem da Missão: A primeira afirma que, por sugestão do conde da Barca, o príncipe Dom João (1767 - 1826) requer ao marquês de Marialva. A outra versão afirma que os integrantes da Missão vêm por iniciativa própria, oferecendo seus serviços à corte portuguesa. Recentemente historiadores buscaram um meio termo entre a duas versões, que parece a mais plausível. A situação torna-se difícil com a morte de Lebreton em 1819, e a nomeação, em 1820 do pintor português Henrique José da Silva (1772 - 1834) para a direção da Academia Real. Historicamente, além da importância da Missão Artística Francesa como fundadora do ensino formal de artes no Brasil, pode-se dizer que durante o tempo em que esses artistas permanecem no país, dentro ou não da Academia, eles ajudam a fixar a imagem do artista como homem livre numa sociedade de cunho burguês e da arte como ação cultural leiga no lugar da figura do artista-artesão, submetido à Igreja e seus temas, posição predominante nos séculos anteriores.

    ResponderExcluir
  23. Foi o conjunto de artistas e artífices que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas Artes no país. Como líder do grupo, assumiu as negociações Joachim Lebreton (1760-1819), secretário recém-destituído do Institut de France, responsável pela organização do projeto. A partir das informações de Humboldt, que visitara a região amazônica em 1810, Lebreton planejou criar uma escola de formação de artistas no continente sul-americano.
    O grupo, a bordo do navio Calpe, aportou ao Rio de Janeiro, então capital, a 26 de março de 1816, escoltado por navios ingleses. D. João VI (1816-1826) assinou o Decreto para a criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios a 12 de agosto desse mesmo ano, o qual não obstante não passaria de uma medida formal, pois a Escola não chegaria a funcionar de imediato, como se verá.

    ResponderExcluir
  24. A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas-Artes no Brasil introduzindo o ensino superior acadêmico de Artes, incluindo a Arquitetura, além de contribuir com projetos importantes na área de urbanismo e saneamento básico. No início do século XIX, os exércitos de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal , obrigando D. João VI (rei de Portugal), sua família e sua corte (nobres, artistas, empregados, etc.) a virem para o Brasil. Os artistas produziam obras sobre fatos que aconteciam durante o dia-a-dia, cotidiano dentro da sociedade, também os lugares que passavam durante a carreira.

    ResponderExcluir
  25. Essa missão serviu para caracterizar o Brasil como eram seus movimentos antigamente. Alguns acham que foram artistas que vieram de Portugal para ''pintar'' o Brasil. A maioria das pinturas que temos do brasil do ano 1500 foram feitas ate mesmo 300 anos depois. Os pintores que participaram deste movimento eram todos franceses.
    O movimento foi apoiado por D. João Vl. Ajudando e os suprindo do que eles precisavam
    Um dos principais temas dos franceses era a historia do brasil como a chegada das caravelas, o desenvolvimento do brasil. tinha como objetivos introduzir as artes plasticas no Brasil naquela época.
    Tendo como objetivo fundar a primeira Academia de Arte no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A origem da Missão Artística Francesa é incerta e até hoje.
    Assim buscando tranquilidade, na vida financeira e em outros pontos positivos.

    ResponderExcluir
  26. Em 26 de março de 1816, chegam ao Brasil, uma excursão de artistas franceses liderado por Joaquim Lebreton, um secretário recém destituído de Institut de France. Junto consigo vieram Debret, Nicolas Taunay Auguste Marie Taunay, Grandjean de Montigny e Charles Simon Pradier, com o objetivo de fundar a primeira academia de artes de Portugal no Brasil. Segundo a história diz-se que este grupo veio para o Brasil em busca de fugir da França, pois seu novo governador não se dava muito bem com eles, então decidiram vir para o Brasil onde Dom João os acolheu em troca eles o ajudariam a firmar de vez Rio de Janeiro uma cidade boa de morar. Em 1819 Lebreton morre e a situação fica cada vez mais difícil, pois sem seu líder não eram capaz de fazer muita coisa.

    ResponderExcluir
  27. A importância da missão artística no Brasil introduziu o ensino superior acadêmico de artes, incluindo a arquitetura no Brasil. Ajudaram também a fixar a imagem do artista como homem livre numa sociedade livre de cunho burguês e da arte como ação cultural leiga no lugar da figura do artista-artesão, submetido à Igreja e seus temas, posição predominante nos séculos anteriores. A relação da missão artística era que os integrantes da Missão executaram também diversos trabalhos para a família real, relacionados às datas e fatos comerativos da monarquia, como as cerimônias de aclamação de D. João VI (1817) e as boas-vindas da futura imperatriz Leopoldina (1817), assim como os festejos para a aclamação e coroação de D. Pedro I em 1822. O principal foco era registrar os fatos e momentos da Nobreza, pintando assim o cotidiano.

    ResponderExcluir
  28. No século XIX aconteceram mudanças profundas nas artes plasticas no Brasil, em relação aos séculos anteriores. Em 26 de março de 1816 liderados por Joachim Lebreton secretário recém-destituído do Instituto de France aportou um grupo de franceses.
    Acompanham-no o pintor histórico Debret, o paisagista Nicolas Taunay e seu irmão, o escultor Auguste Marie Taunay, o arquiteto Grandjean de Montigny e o gravador de medalhas Charles-Simon Pradier. O objetivo é fundar a primeira Academia de Arte no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
    Sobre a origem da missão existem duas versões:
    A primeira afirma que, por sugestão do conde da Barca, o príncipe Dom João (1767 - 1826) requer ao marquês de Marialva, então representante do governo português na França, a contratação de um grupo de artistas capaz de lançar as bases de uma instituição de ensino em artes visuais na nova capital do reino.
    A outra versão2 afirma que os integrantes da Missão vêm por iniciativa própria, oferecendo seus serviços à corte portuguesa. Formados no ambiente neoclássico e partidários de Napoleão Bonaparte, os artistas se sentem prejudicados com a volta dos Bourbon ao poder. Decidem vir para o Brasil e são acolhidos por D. João, esperançoso de que possam ajudar nos processos de renovação do Rio de Janeiro e de afirmação da corte no país. Não foram poucas as dificuldades encontradas pelo grupo para realização da missão. A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios é criada por decreto no dia 12 de agosto de 1816, estabelecendo pelo período de seis anos pensão aos artistas franceses.A escola abre as portas somente em 5 de novembro de 1826, passando por dois outros decretos, o de 12 de outubro de 1820, que institui a Real Academia de Desenho, Pintura e Arquitetura Civil, e o derradeiro, de 25 de novembro do mesmo ano, que anuncia a criação de uma escola de ensino unicamente artístico com a denominação Academia e Escola Real. Por ocasião das festas comemorativas da coroação de Dom João VI, em 1818, ambos idealizam, com Auguste Taunay, a ornamentação da cidade. Debret também se dedica ao ensino de desenho e pintura num espaço alugado, enquanto realiza as aquarelas que marcariam sua obra da fase brasileira.
    A situação torna-se difícil com a morte de Lebreton em 1819, e a nomeação, em 1820 do pintor português Henrique José da Silva para a direção da Academia Real. Nicolas Taunay decide voltar para França em 1821 e é substituído pelo filho Félix Taunay. Debret não agüenta por muito tempo e retorna à França em 1831, levando seu aluno preferido, Porto Alegre.Historicamente, além da importância da Missão Artística Francesa como fundadora do ensino formal de artes no Brasil, pode-se dizer que durante o tempo em que esses artistas permanecem no país, dentro ou não da Academia, eles ajudam a fixar a imagem do artista como homem livre numa sociedade de cunho burguês e da arte como ação cultural leiga no lugar da figura do artista-artesão, submetido à Igreja e seus temas, posição predominante nos séculos anteriores.

    ResponderExcluir
  29. A importância da missão francesa para o Brasil é que o povo brasileiro formou sua cultura,e também passou a ter acesso as artes,e isso aconteceu como uma espécie de revolução a o panorama Bela Arte no Brasil e assim fortalecendo o Neoclassicismo e o ensino acadêmico.
    Dom João VI,é de grande importância pois ele foi quem acolheu,recebeu os franceses.com boas intenções de se criar uma cultura brasileira onde o grupo era liderado por Joachim ou seja um dos principais artistas dessa missão junto com Jean Baptista Debret

    ResponderExcluir
  30. A missão artística francesa foi um grupo de artistas e artífices que vieram para o Brasil no início do séc. XIX. A grande importância desse movimento foi que, com isso o povo brasileiro começou a formar sua cultura, a ter acesso à arte, pois essa missão revolucionou o panorama das Belas-artes aqui no Brasil, implantando o ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo.
    O movimento foi apoiado por D. João Vl ajudando e os suprindo do que eles precisavam. Um dos principais temas dos franceses era a história do Brasil como a chegada das caravelas, o desenvolvimento do Brasil, tinha como objetivos introduzir as artes plasticas no brasil.

    ResponderExcluir
  31. No inicio do século XIX, o Brasil é marcado pela chegada da família real portuguesa. Missão francesa foi um grupo de artistas franceses que vieram para o brasil, com o objetivo de estabelecer o ensino oficial das artes plásticas.
    O grupo de artistas franceses era liderado por Joachim Lebreton que foi amparado pelo governo de D. João, vieram também para ajudar no processo de renovação do Rio de Janeiro e de afirmação da corte do país.

    ResponderExcluir
  32. A partir do século XIX no Brasil houve mudanças na história da arte plástica, cujo o sentido era a missão artística francesa. Em 26 de março de 1816 um grupo de artistas franceses desembarca no Rio de Janeiro com objetivo de fundar a primeira academia de artes.
    A relação da missão artística francesa com D. João (1767 – 1826) contrata um grupo de artistas capaz de lançar as bases de uma instituição de ensino em artes visuais na nova capital.
    Temas: artes visuais, mitológicas, cenas do cotidiano e temas ligados à napoleão Bonaparte.

    ResponderExcluir
  33. Depois de 1808 quando a família real portuguesa mudou para o Brasil após oito anos depois com a chamada missão francesa um grupo de artistas que vieram da França tinha como objetivo fundar uma escola de artes.
    Os artistas da missão vieram para o Brasil e foram acolhidos por D. João, esperança de que isso pudesse ajudar nos processos de renovação do Rio de Janeiro e de afirmação da corte do país.
    Os temas eram relacionados ao modo de vida de pessoas, paisagens e a realidade social brasileira, a cenas do cotidiano, temas mitológicos e temas ligados à Napoleão Bonaparte “nobreza”.

    ResponderExcluir

IDENTIFIQUE-SE. COLOQUE SEU NOME.